terça-feira, 25 de janeiro de 2011

História dos Lenços de Namorados

A origem dos “lenços de namorados” e os designados “lenços de pedidos” pensa-se que esteja nos lenços senhoris do século XVII e XVIII, e que foram adaptados pelas mulheres do povo com o fim de conquistar o seu namorado. A moça quando estava próximo da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir de um pano de linho fino que por ventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa. Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto cruz, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa. Depois de bordado, o lenço ia ter às mãos do “namorado” ou “conversado” e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não que se decidia o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade e outros. Eram originalmente feitos em ponto cruz, e por ser trabalhoso, obrigava a bordadeira a passar, durante muitas semanas e mesmo durante meses, de serões na sua confecção..
Do mais “clássico” ao mais “barroco” na exibição decorativa, em todos os lenços está presente a temática amorosa. Uma ideologia, uma religião e uma paixão ardente, é o que defendem estes lenços, no fundo uma maneira de sentir a vida, talvez recriá-la mesmo inconscientemente.
(Texto retirado da net)

Algumas quadras:

Adeus delícias dos olhos Infinito coração
Encosta-te ao meu peito
A ver se sou leal ou não


Meu amor se estás repeso da palavra que me deste,
dá-me o beijo que te dei,
toma dois que tu me deste.


Meu amor tem confiança
Na promessa que te fiz
Que muito breve será
Meu e teu dia feliz

Menina se tu és Rosa
Não me firas com os espinhos
Antes me prende e me mata
Com os teus doces carinhos

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lenços de Namorados



















A minha grande paixão é bordar Lenços de Namorados, deixo aqui mais uns lencinhos, uma ideia para oferecerem a pessoa amada no dia de São Valentim, podem ser personalizados e também escolher os desenhos , o que deixo aqui é so uma ideia .


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Baú bonequinha


Baú pintado com tinta acrilica e usei papel de decoupage.

Caixinha de borboletas

Olá, desejo a todos um bom ano de 2011, finalmente consegui postar algo novo , esta caixinha foi pintada com tinta acrilica e usei papel de decoupage.